terça-feira, 24 de novembro de 2015

Conclusão do trabelho de ciências Humanas do Segundo Trimestre

        No trabalho de ciências Humanas do segundo trimestre tivemos que fazer tabelas tanto individuais como coletivas. Contamos o tempo usado para efetuar cada tarefa em nossas casas, tanto nossas como das nossas famílias. Percebemos uma diferença no uso. Tivemos que diminuir o tempo usado nas atividades em casa. Isso também nos ajudou pois o trabalho de Ciências da Natureza onde usamos nossas contas de água. Criamos estratégias para diminuir nosso consumo, e pelo gasto menor em nossas contas de água, percebemos que nossas estratégias funcionaram!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Conclusão das estratégias de água!

            Para a diminuição do consumo de água, foram criadas estratégias. Nosso grupo fez duas estratégias, uma que usa a água limpa do nosso banho e a outra que usa água da chuva. A nossa estratégia para a diminuição dos gastos de água através da água da captação da água da chuva não deu muito certo, primeiro porque algum animal pode defecar na água enquanto ela estiver parada, ou até mesmo um animal pode morrer na água. Pretendemos mudar essa nossa estratégia e colocar uma rede ou alguma coisa que capite a água e ao mesmo tempo não seja contaminada. Em segundo lugar, quando tiramos as fotos em nossas casas, faltou tirar a foto da estratégia da captação de água da chuva.
           Quanto ao gráfico, nosso grupo percebeu que nossas estratégias para a diminuição do consumo de água, deram certo, pois os valores de nossas contas diminuíram  significaque cada um pode colaborar, apenas diminuindo o consumo, fazendo estratégias. Vamos cuidar da água, ninguém quer ficar sem ela. Basta cuidar, olhar para o jeito como estão fazendo uso. Água, ninguém vive sem ela!





Fonte: https://www.google.com.br/search?q=REDU%C3%87%C3%83O+DE+AGUA&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMI5rnyxtqZyQIVhw6QCh3Fug40#imgrc=FFSaMZVF3bnHmM%3A





segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Problema inicial

      Vamos começar pelo começo, no caso é o primeiro trimestre. Na área de Códigos e linguagens, foi onde construímos um móbile, com 5 fotos, uma para cada região do Brasil, e com textos explicativos. Esse teve intenção de começar todo o nosso trabalho sobre a água. Para Ciências Humanas, fizemos um trabalho com duas perguntas e também dois cartazes sobre a história e a pré história, com relação ao uso da água na antiguidade e nos dias atuais. Em Ciências da Natureza e Matemática, fizemos um texto sobre a água e também uma maquete, indicando a distribuição de água. No segundo trimestre tivemos mais trabalho, em Ciências Humanas fizemos tabelas com o tempo gasto em cada coisa/ lugar onde usamos a água, seja diariamente ou semanalmente. Em Ciências de Natureza e Matemática, fizemos um trabalho com gráficos e tabelas de cada um e do grupo todo, com o valor e o consumo de água em nossas casas, e também fizemos estratégias para a diminuição do consumo de água, aplicando essas estratégias em nossas casas, tiramos fotos nossas ou de parentes aplicando essa estratégia. Em Códigos e Linguagens, fizemos um esboço do nosso blog, com papel cartaz onde tivemos que colocar: papel de fundo; textos; imagens, tudo como se fosse esse blog mesmos. Foi uma preparação para o blog. Neste trimestre tivemos que fazer um blog, incluindo e-mail, para que seja postado para todos saberem o que está acontecendo com a água, o que pode acontecer se ficarmos parados. Então esperamos que todos tenham adorado nosso blog, fizemos e estamos ainda fazendo bonito e de um jeito que todos intendam e  ajudem mais a água! 

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Seca no verão em Viamão

         Lemos algumas reportagens que relatavam esse problema, escolhemos uma em específico que, pela nossa opinião ela relata bastante. Com diz em uma das reportagens que nós lemos sobre esses problemas que normalmente acontecem no verão, por causa dessa estação do ano que é a mais quente e usamos mais água, para encher a piscina e também pelo calor as pessoas tomam mais água, mais banho, banho de mangueira, o que desperdiça muita água, usam ar condicionado, e várias coisas com a água, diz na reportagem que é um problema típico do verão.  As reportagens relatam tanta coisa que se nós citássemos tudo, seria um texto de dez páginas. Uma das reportagens conta que viamonenses para se preparar para essa falta de água compraram caixas de água, porque se os moradores de Viamão, e outros lugares tiverem uma, a água vai demorar mais tempo para acabar e também podem encher com a água de um caminhão pipa. As pessoas têm água por mais tempo quando acontece esse problema típico do Verão. Por uma das reportagens que nosso grupo leu a Corsan teve investimentos de R$20.000.000 que aumentaria 80% da capacidade de tratamento e distribuição de água. Bom, se realmente der certo muitas pessoas não ficaram sem água no Verão e muita coisa pode mudar a respeito desse assunto de falta de água no Verão!

Móbile, primeiro trimestre

 
 
               Para economizar mais a água tivemos que tirar fotos economizando- as, e colocar atrás dessas fotos um texto explicando a imagem. Esse trabalho foi feito no primeiro trimestre pela área de Códigos e Linguagens. Nosso móbile teve vários jeitos até mesmo de balde, até que decidimos usar uma cesta como base. Tiramos 5 fotos e imprimimos todas em 10x15. Eram 5 imagens, mas quando fomos ver no dia em que tiramos a foto abaixo estava apenas com três imagens, como passou muito tempo deve ter caído ou alguém sem querer tirou enquanto estava olhando. Era para ser 5 fotos, significando as 5 regiões: Sul; Norte; Centro´Oeste; Nordeste e Sudeste. Para cada região escolhemos uma foto exemplo, no Nordeste, como tem muita seca, tiramos uma foto das mãos da Aline, que é uma das integrantes do grupo. Simbolizando a seca. Cada foto teve o seu intento. Achamos que nos modificou pois tivemos que fazer pesquisas para saber como tirar a foto. Então ficamos sabendo tanto do problema que estamos ou vamos passar que decidimos modificar nossas vidas e melhorar nossos cuidados com a água!
 
 

Fotos das propostas de Reutilização

Prima da Aline lavando o carro!

Lucas Lavando a garagem

Irmã da Marina lavando a garagem!




Pedro lavando a garagem!


Ricardo lavando a garagem!


Quem Somos Nós

Somos estudantes do colégio Marista Graças, criamos esse blogger em função de um trabalho da área de Códigos e Linguagens, sobre a água, muita coisa relacionada com a água. Nós somos: Aline Lopes, Lucas Grandini, Marina Fernandes, Pedro Lima e Ricardo Markus. Iremos aplicar textos, imagens, para conscientizar a todos sobre a importância da água!

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Viamão, falta de água. Reportagem da Zero Hora

              Moradores de alguns bairros de Alvorada e Viamão permanecem sem água pelo sétimo dia seguido, após as chuvas que atingiram a região Metropolitana. Apesar da retomada do serviço desde sábado, ainda há problemas de desabastecimento em bairros como Jardim Porto Alegre, em Alvorada.

A Corsan informou a Rádio Gaúcha que está enviando equipes aos locais onde os problemas persistem para tentar solucioná-los. Além da manutenção, a  Corsan  garantiu disponibilizar caminhões - pipa para atender as regiões desabastecidas.

Corsan promete água nas torneiras sábado em Alvorada, Viamão, Cachoeirinha e Gravataí.

      Em nota, a Corsan orientou uso com moderação d água para os locais onde o serviço foi retomado neste sábado, para que a normalização seja mais rápida nas regiões ainda desabastecidas.

      _ Com a recuperação ocorre de forma gradual,  a Corsan pede que a população priorize as atividades mais necessárias. Assim, a regularização do em todos os bairros acontecerá com mais rapidez.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Frase em inglês sobre a água!

        Water is a force, she in energy, in charge. It takes away our thirst, cleanses us. Water is very important for our life. Without it we would live in a world of dehydration, if we would have world without water!



 
/agla.jpg
 
 

 
Tradução: A água é uma força de energia, no comando. Ela tira a nossa sede, nos purifica. A água é muito importante para a nossa vida. Sem ela nós viveríamos  em um mundo de desidratação, viveríamos em mundo sem água!

 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Atençāo e Cuidados com água e luz

       Bem, água e luz sāo duas coisas muito importantes para o nosso dia a dia. Sem a luz nā daria para distribuir água e sem água a nossa vida deixaria de ser nossa. Então se o nosso maior problema é cuidar e poupar a água e a luz com mais cuidado. Não vamos deixar essas  coisas maravilhosas  morrerem, temos que continuar alimentando, mas com atenção para não irem para o buraco. Devemos olhar mais para frente pois se continuarmos olhando apenas para os lados e para trás não vamos perceber que a água e a luz podem não estar mais na nossa frente apenas atrás. Vamos prestar mais atenção no agora, para que possamos olhar para frente sem preocupações, vamos usar a água e a luz com mais cuidado. Ninguém vai querer viver sem água. As pessoas tudo fedidas ou cheias de perfume, as comidas secas e nossa garganta palpitando. Cuide, economize!














Fontes:

  •  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZoml8yf9e7VYwK96pOXsRDl7etonzJtw_8adMydC2_erDMZ2_ChIoe8WCa0D7HbkpVEua3_PCQcDADe0paRR5UxQtX-fqfmHgPE21ydU8fNChuC5-mAdJxlNW6Cr6JxMbKCZ4lMMSvIE/s1600/luz.jpg
  • https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD0FeqdLMCXg-3toBiZvj3caZc1LzYeYwQCCa-uXhL13jetsDs0IqLi8n10gYCcdxIhjXbdufkMHH81-arpnsetvqiXjqG5KbALcJQGW0d2RDi7NhIrlu1XSFe7smjEg3h2MGg2faysD0/s1600/agua.jpg 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Entrevista pelo Celular

               Nossos professores nos pediram que ligássemos para a CEE, Corsan e Prefeitura de Viamão e perguntássemos se por acaso eles tem algum projeto de conscientização de água. Ligamos para os três e mais, porque nos ligávamos e eles nos passavam para uma outra pessoa que talvez pudesse nos ajudar, davam então o número para que nós ligássemos. Ficamos fazendo ligações por dois períodos, no final não deu em nada porque ninguém tinha projeto de conscientização de água, teve umas pessoas que nós ligamos que quando fizemos essas pergunta ficaram bravos porque já tinha perguntado a mesma coisa a pouco tempo, que perguntou antes era um outro grupo da nossa turma. No final disseram que estavam planejando  para o ano que vem, talvez fazer alguma coisa em relação a água. Se nós esperarmos eles resolverem fazer alguma coisa vamos perder a água, se não dermos um jeito nela agora, podemos daqui a uns dez, quinze anos morrer por desidratação. Vamos cuidar melhor dos nossos usos da água, não vamos deixar na mão dos outros.

  
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbfGzBPT4Jb6tVYpgCeGhoKvCHLQPQu4ztsK-ajM07av4T59Z0jIYXH3oFcMDJKohZsiW0pUqKT1wg2qqNIVD-0l9JFYQAqTel3riOl3MkbJS9QzMBUxZVzNWgGWJINhepjGLTh6c6MZY/s1600/Celular.png


As enchentes de Viamão

         Ultimamente anda chovendo muito. Nosso grupo acha que o inverno demorou muito tempo para chegar e agora não está deixando a primavera florescer. Devido a essa grande quantidade de chuva, acontecem enchentes em todos os lugares, mas nós vamos falar sobre as enchentes especificamente de Viamão pois é onde nós moramos e estudamos. Principalmente nos bairros mais pobres, onde normalmente ficam em regiões mais baixas, com chuvas fortes esses lugares acabam ficando inundados. O que são as chamadas enchentes. Com essas enchentes as pessoas tem que sair de suas casas, muitas acabam perdendo para a água pois, ao molhar a água estraga móveis, suja/ estraga roupas. Essas pessoas que muitas vezes perdem tudo precisam da nossa ajuda para viver bem. Tem pessoas com situações onde a água chega a derrubar paredes, o que acaba com o/a dono/a da casa.


Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_e4PHXtS9RIBx9IPKO98Fyq5-bh0Dvmiq38dEM1tTHe12jTv-VuaxBjbjcoHjrFOJ5dpLkaGhbtV3vlPaK0Vp0F7sx9PJoLD_3_oDWn1mOr2V2p4e0ZMMiZakbDZWTN7iV5yuSA__it0/s1600/Enchentes.png